Por quê precisa ser feito?

O SUS – Sistema Único de Saúde é um sistema público que tem como objetivo o acesso integral, universal, igualitário e gratuito à toda população brasileira. No entanto, apesar de na teoria ser simples, na prática o acesso é restrito e limitado para quem verdadeiramente precisa dos serviços públicos. Uma consulta médica não pode demorar tantos meses para ser realizada. 

As UBS – Unidades Básicas de Saúde precisam ter um prontuário de saúde com o histórico e evolução do paciente. O cidadão precisa ter serviços públicos de qualidade para evitar a redução de sua renda com o pagamento de planos de saúde.

Como fazer?

O atendimento no serviço público de saúde precisa ser rápido. Uma consulta não pode demorar mais de 30 (trinta) dias. Caso o serviço não seja disponibilizado pelo município neste prazo, que seja ofertado o serviço pela rede privada através de convênios com os profissionais de saúde. O que não pode é o recifense conviver com o descaso da administração pública. 

Prevenir ainda é melhor do que remediar, sobretudo na saúde cujos custos se tornam ainda mais altos para a rede pública de saúde. 

O que deve ser feito?

A criação de uma plataforma pela internet e mobile permitirá a marcação de consultas para atendimento nas UBS – Unidades Básicas de Saúde. O médico plantonista, a depender do caso, encaminhará o paciente para um especialista. Como a saúde não pode esperar, o paciente acessará a plataforma para marcar a consulta em até 30 (trinta) dias, e caso não exista vaga na rede pública de saúde, será liberado pelo sistema a marcação com médicos especialistas da rede privada conveniados com o município.